segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Linguagem Essencial





Cada dia mais a natureza me ensina que os valores das grandes coisas estão nas pequenezas,
E em cada miúdo detalhe me apego:
Uma pedra ou uma flor me chamam atenção
E constantes trazem sempre uma lição:
Se pedra, mesmo estática, é ainda movimento, a transformação pelo tempo, pelas ações da chuva ou do vento.
Qualquer pedra pode ser rocha, ou caverna, o registro ancestral de nossa gente.

Quando vejo qualquer flor, a natureza me diz
Mesmo simples é casa de bicho, e da alma humana, o sentido.
É semente, fruto, é a força da vida
Traz dulçor e beleza,
É ainda a mais exótica descoberta científica.

A natureza me fala todos os dias por miudezas
E seja pedra ou flor,
Sua fala é liberdade e força,
Silêncio e som
Conta segredos, mistérios,
Verdades infinitas.

A natureza é linguagem essencial
E há de se saber ler e ouvir sua voz.

Por meio da natureza me faço poesia
Contemplo,
Interiorizo,
Manifesto,
E reescrevo-me para ser, quem sabe ,
Mais humana
E sabiamente compreender, sou parte dela.

Paula Belmino

.

Um comentário:

" R y k @ r d o " disse...

Uma flor luminosa entre outras flores. Belo texto/poema que gostei de ler
.
Votos de um Feliz Ano de 2022
Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.