segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O Flautista Mágico








Toda alma é uma música que se toca. Rubem Alves

É preciso levar poesia

Plantar a semente da esperança

Incentivar à leitura
Garantir oportunidade de imaginação fértil
Tocar a alma das crianças
É preciso urgentemente ler para as crianças
e cantar para elas, o sopro de vida.


 Paula Belmino 


Hoje levei a estória de Rubem Alves O Flautista Mágico  para as crianças do espaço cultural na aula de flauta doce. 


O professor Francisco Aprigio tem feito um trabalho lindo de iniciação musical, na arte de sensibilizar, de apropriar-se da música na infância, de desenvolver a inteligência musical,entre tantos outros benefícios que a música é capaz de fazer na nossa alma, cognitivo, e eu não poderia deixar de incentivar as crianças a sonhar, a amarem a música. E eu quis colaborar de certa forma e também agradecer ao professor pelo belo trabalho, pois a Alice também é aluna da flauta e tem se desenvolvido bastante em todos os aspectos, fui incentivar as crianças a amarem a música, a estudar , a sonhar, através da literatura, lendo um livro, contando uma história obre um flautista, um flautista mágico.
O livro : O flautista mágico  de Rubem Alves com ilustrações de Paulo Branco mostra de forma lúdica, o poder do sonho.
Conta que num lugar distante, o Sr SOl era acordado com música, as pessoas em procissão levantavam cedo tocando violas, pandeiros, flautas e assim acordaram o sol. As crianças dormiam sempre alertas com medo de perderem a hora, pois sabiam que o Seu Sol só acordaria com elas tocando.
Um dia algo terrível acontece, chegam grandes monstros que impedem a música, o canto, e dizem que eles não vão mais poder usar instrumentos, eles são proibidos. Uma criança ainda pergunta , mas e como vamos acordar o sol? Eles logo explicam que ninguém mais vai precisar do sol, para isso haverá energia elétrica, e assim as pessoas se ocupam de trabalhar para passar o tempo. Até que um dia de uma colina desce um pequeno flautista... O que acontecerá? Quem será? O que os gigantes monstros farão? O que o povo sentirá?
.
Uma história linda que fala de esperança, de música, de beleza, natureza e sonho. 
E também como hoje acontece o eclipse fica a dica para as crianças saírem da tela da tvm ou celular e se aproximarem mais da natureza, observar o céu, tocar uma canção, ouvir o som dos pássaros, estar atentas à vida.
.
Amanheci meu dia com a missão cumprida!



Eles já estão encantados!!!




Depois de ler e conversar com as crianças ainda doei alguns livros da Paulus Editora que recebi da amiga Eliete Marry pro Espaço Cultural de nosso município que atende muitas Crianças com esporte, música, arte e agora terá um cantinho de leitura nas horas ociosas para que as crianças e jovens possam ler, imaginar, e sonhar.
Livro e música. Tem algo melhor?



Ainda vimos um pedacinho da aula




Sobre o Livro

 "Muitos e muito anos atrás, do outro lado do mar havia um país diferente: ele tinha um sol como nenhum outro. O seu sol gostava de música... e gostava tanto que, o povo, lá embaixo, não tocasse músicas, pedindo que ele acordasse, ele continuava a dormir.


O flautista mágico
Rubem ALVES
Formato: 16cm x 23cm
Peso: 0,124 kg
Código do livro: LIV.00655
Código ISBN: 9788515003785
Data da Publicação: 16/05/1986
nº de páginas: 48

Sobre o autor:



Rubem ALVES
Educador, escritor e psicanalista, doutor em Filosofia pela Universidade Princeton (EUA) e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faz magia com as palavras e possui um estilo inconfundível. Tem escrito sobre temas que navegam pelo universo da Sociologia, da Psicanálise, da Filosofia e da Teologia. O escritor é mineiro de Boa Esperança e vive em Campinas (SP). 

Para comprar o livro:

https://www.saraiva.com.br/o-flautista-magico-387763.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Teste

chica disse...

Que legal isso,Paula! Adoro Ruben e essa poesia, livro e mensagem valem a pena..Não podemos perder a esperança, por mais, mais ,que as coisas estejam...bjs, chica