quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O Pacto do Bosque (Dica de Livro)





Uma história linda sobre amor e amizade, sobre gratidão, que desperta a curiosidade das crianças.
No ensinando a nos colocar no lugar do outro, a sermos solidários, e não medir esforços para fazer o bem sem olhar o quem, sem olhar as dificuldades e os obstáculos. vencendo o medo, a indiferença.
Esse é o livro: O Pacto no Bosque que  começa assim: 
A mãe de Paula e Gustavo conta todas as noites histórias para os dois antes deles dormir, e as crianças pedem sempre a mesma a da floresta, aquela em que dois coelhinhos e acabam por salvar uma loba que está desconsolada pois vai ter em breve seus filhotes e não sabe como fazer pois ficou cega.


Os coelhinhos são Lambe-lambe e Orelhinha, dois pequenos coelhinhos que adoram descobrir as coisas, orelhinha tem esse nome por suas enormes orelhas e Lambe-lambe porque tudo que vê pela frente sai lambendo, colocando na boca, o que é natural nos bebês.

Quando desobedecem a mãe , se perdem na floresta e acabam por encontra uma enorme loba prestes a da a luz. Lambe-lambe a ajuda, e essa por sua vez agradece, e recompensa levando-os de volta para casa, para perto de sua mãe, mas não antes de fazerem um pacto de para sempre serem amigos lobos e coelhos.
A história termina com a mamãe de Paula e Gustavo recontando pela milésima vez o mesmo final de amor e alegria, vendo os filhos dormir em paz.

Uma história linda escrita por Gustavo Martín Garzo e ilustrado por Beatriz Martín Vidal, traduzido por Márcia Leite  e publicado pela Editora Pulo do Gato, nossa parceira. O livro chegou aqui encantou as crianças aqui em casa, pois sempre abrimos as portas e nossa varanda para elas lerem, o que cada dia tem me feito feliz e ver a semente brotando. É só encontrar as crianças na rua, ou os ex alunos na escola e me pedem: _Tia quando vai ter leitura na sua casa? Tia quero ir de novo ler. E assim os livros vão cumprindo o papel de semear ternuras, esperanças, e o gosto mágico de ler e fantasiar.



Os livros não ficam apenas aqui e logo vão passear na escola e com eles aliamos os temas e conteúdos trabalhados de forma lúdica, com liberdade para imaginar e sonhar, sem ser pedagogicamente correto, mas dando vazão ao pensamento da crianças , as suas próprias reflexões e idealizações 
Estamos trabalhando o tema família e um capitulo do livro didático traz diferentes tipos de família, os valores, o que aprendemos como nossos pais , costumes, e regras, maneiras de olhar. Por fim numa maneira de incentivar as crianças a se perceberem diferentes na igualdade, sejam elas filhas de pais separados, criados pelos avós, tenham a mãe solteira, todos nós temos uma família, seja adotiva, seja amigos, e assim esse livro chegou na hora certa levando as crianças a perceber que num grupo familiar o importante é o amor.


Na escola li a história, as crianças puderam ler, observar as imagens, reescrever, dar suas opiniões sobre o tema trabalhado. Aula divertida, lúdica, com temas abordados de forma sutil e com ênfase no ler, escrever e viver a poesia da história.

Vejam algumas atividades das crianças:










Posteriormente trabalhamos ortografia com ditado das palavras com LH encontradas no texto, e elas pesquisaram outras com NH e CH, pois por vezes fazem trocas nessas letras ou fonemas, mas sem deixar que vivenciassem antes toda beleza do texto literário, sem fins de apenas ler e realizar tarefas de ortografia ou gramática.


O livro: O pacto do bosque está entre os 30 melhores livros infantis de 2016 escolhido pela Revista Crescer, e também recebeu o Selo altamente recomendável 2016 pela FNLIJ além de ser destaque na Revista Emília em 2015



Para adquirir o livro:



https://editorapulodogato.lojaintegrada.com.br/o-pacto-do-bosque


5 comentários:

chica disse...

Deve ser lindo mesmo esse livro e que bom que compartilhas com outras crianças perto de ti e na escola..Assim se faz! Livros devem viajar e dar oportunidades para muitos! bjs, chica

www.maesemfronteiras.com.br disse...

Oi Paula.
Eu amo livro, vários tipos e gêneros, mas esses que ensinam o caminho do bem eu amo...
A prática dos bons costumes, que ensinam as crianças e jovens a lapidar o coração no caminho do bem, eu amoooo e acho fundamental levar a apreciação deles, seja em casa ou na escola...
Vou comprar para meu Vitinho.
Obrigada por compartilhar, lindas fotos.
Bjs
Ju

Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

Olá Paula, que partilha maravilhosa, deve ser lindo essas crianças lendo, interagindo e tornando-se consciente da importância da partilha, do fazer o bem. Menina mestra seu coração é muito amoroso, pois só com muito amor é ´possível realizar um trabalho assim bonito com tanto desprendimento... És mesmo uma mestra abnegada.

Boa tarde Paula!

Renata disse...

Lindas, as crianças aprendendo sobre solidariedade. Beijo! Renata e Laura

Toninho disse...

Uma bela dica Paula e uma historinha bem interessante nesta interação.
Gosto de ver as crianças entrando pelo livro e recriando a historinha.
Bom seria se tivéssemos mais gente incentivando a leitura e criando grupos
de leituras em cada rua.
Penso que muito do que vivemos hoje com a violência seria amenizado.

Bjs de paz amiga.