quarta-feira, 6 de junho de 2018

A Poesia das Árvores



"As árvores são os cabelos do mundo."  Henrique

Foi assim que meu aluno Henrique me definiu a função das árvores para o meio ambiente.



Ao ouvir essa filosofia e poesia pura de uma criança constatei mesmo que Manoel de Barros tinha razão: a
Poesia não é para compreender mas para incorporar
Entender é parede: procure ser árvore.

Este é o Henrique com a mão no globo, e olha a carinha de Rodolfo encantado em descobrir países, cidades, hemisférios, onde é mais frio e mais quente, onde fica noite e dia de acordo com a posição da terra.


Realmente Henrique as árvores são os cabelos do mundo, por ela vem proteção e beleza, perfume e movimento, luz, cor e vida.
Se são cabelos do mundo as árvores deixam o mundo mais bonito e cheio de vida.

Eu educo as crianças diariamente para cuidar do planeta com mudanças de atitudes, mais que aprender apenas conceitos e conteúdos, ter atitudes que promovam a vida, que desenvolva a cidadania e o amor pela terra e todos os recursos hídricos e naturais.
Este é meu aluno Henrique, uma criança maravilhosa e ativa e após falarmos de tudo que já aprendemos para cuidar da natureza sugeri que escrevessem um texto que falasse por exemplo, da importância das árvores, para a vida de todos nós.

Que coisa linda!
Henrique eu guardarei tua poesia e filosofia dentro de minha alma para sempre!



No dia mundial do meio ambiente as crianças na escola tiveram aula divertida e com incentivo à leitura e à consciência ecológica.


As crianças estudaram sobre o calendário, os movimentos da terra . Rotação que define dia e noite e o movimento de translação que determina as estações do ano.
Em matemática compreenderam as medidas de tempo, estimativa e ferramentas para medir o tempo como o calendário, o relógio, minutos e horas, quantos minutos têm uma hora? e três horas quantos minutos contem? Situações problemas envolvendo o movimento da terra , a rotina de cada um me casa, os horários dos afazeres etc..



Em geografia e ciências da natureza compreenderam como é importante cuidar da preservação do planeta, já que só aqui existe vida.
Pesquisaram e apresentaram em seminário o resultado da pesquisa no intuito de se expressar e melhorar a apresentação em público.
Em Língua Portuguesa escreveram pequenos textos sobre os cuidados com a natureza e ações de mudança de atitude para economizar os recursos naturais.



Tudo inspirado no livro : Os doze amigos e a bola azul
Escritora Débora Ciciola
ilustrações de Fabiano Vianna
Pela parceria coma  Editora InVerso
.
Livro lúdico com muita criatividade para incentivar a cada um se responsabilizar pela terra, preservando a vida, e trazendo qualidade para a vida de cada um.
O livro traz nessa história doze amigos todos relacionados aos meses do ano, cada um dele com uma característica, uma preocupação para com a natureza. De acordo com o mês as estações do ano, e os problemas causados pelo aquecimento global, desmatamento, poluição etc... Os doze amigos decidem com ideias legais salvar o planeta, ideias essas simples que cada um pode fazer sua parte para poder ajudar a preservar a vida.
Este livro é daqueles que necessita muitas leituras é como um poço de inspiração para atividades educativas e que conscientizem o ser humano para se perceber responsável pelo bem estar do planeta.

O vídeo abaixo conta mais de como as crianças aprenderam



Para adquirir o livro

https://editorainverso.com.br/livros/infantil/os-doze-amigos-e-a-bola-azul/

3 comentários:

chica disse...

Encantafa do começo ao fim. Que amor a frase do Henrique! Adorei! 😘😘

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde!
Mais uma brilhante postagem!! Amei!

Beijo e um excelente dia

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Uma frase poética, sábia, profunda e que nos encanta demasiadamente. Esse menino já é um grande poeta!
Eis o link do meu blog novo Fé & Poesia:
https://feeapoesia.blogspot.com

Beijos carinhosos!