quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Semeando Poemas




Ler para uma criança é de suma importância para alfabetizar, para letrar, para desenvolver a criatividade e a imaginação e é por meio da leitura que a criança compreende o mundo, desenvolve o raciocínio e o vocabulário, além de despertar a curiosidade para o que ainda não conhece, adquirindo saberes, conhecimento e cultura.
A leitura por si só é uma ferramenta valiosa que pode transformar as crianças em adultos sábios e apaixonados pela arte de escrever e de ler.
Para ler com autonomia e prazer a criança precisa de estímulos, de exemplos, de  incentivo, e que o adulto lhe apresente os mais variados tipos de textos, seja poesia, seja contos, fábulas , trava-língua ou advinhas. Minha Alice aprendeu a ler com advinhas, era o gênero textual que ela mais gostava e quando comecei a puxar pela leitura formal e de código, percebi que ela sentia prazer em desvendar os enigmas das adivnhações e trouxe apra casa vários livros com perguntas para que ela lesse , brincasse com as palavras e as perguntas e respostas.Hoje com 7 anos ela está lendo quase fluentemente e preparada para enfrentar as séries iniciais e os novos desafios da língua e da linguagem. Além de livros, usei os jogos que ela tanto adorava brincar na internet como ferramentas para leitura também de pequenas palavras a frases simples e assim desenvover o gosto pelo saber ler, ver o que está escrito e compreender, e sentir-se confiante em desvendar as letras e símbolos, muito mais que tentar ler de memória.

O Livro das Adivinhações

Dica de livro sobre advinhações da Ed Moderna com adivinhas, muito bem elaboradas, com rimas, e uma estrutura muito bem cuidada, atraindo a atenção da criança. A resposta da adivinha rima com o texto, o que facilita à criança a sua descoberta.

Os jogos também tem um papel muito importante nas áreas de estimulação, principalmente da educação infantil e é uma das formas mais naturais da criança entrar em contato com a realidade, tendo o jogo simbólico um papel especial. O jogo é uma característica do comportamento infantil e a criança dedica a maior parte de seu tempo a ele. Piaget (1998) acredita que o jogo é essencial na vida da criança.
O jogo é, por excelência, integrador, há sempre um caráter de novidade, o que é fundamental para despertar o interesse da criança, e à medida em que joga ela vai se conhecendo melhor, construindo interiormente o seu mundo.

Portanto atrelar a leitura e os jogos só podem ser resultado positivo no ensino e na Educação das crianças, preparando para ler e comprender o mundo, ler para entreter-se,ler para saber, ler para a vida.
Quero deixar aqui um vídeo da Alice lendo uma poesia com poucos versinhos dedicados á empresa Pé com Pé que tanto nos apoia,especialmente para as meninas do marketing que ela aqui chama de tias. Fabiana e Tatiana e para quem a Alice, já outrora, dedicou sua primeira escrita, suas primeiras expresões e sentimentos, escrevendo uma cartinha para eles, veja aqui .A Pé com Pé Calçados nos enviou agenda e nela são anotadas listas, bilhetinhos, compromissos na igreja e na escola e deixo que a Alice registre sentimentos e pequenas frases que com certeza serão um dia um livro. Quem sabe?!





Deixo aqui também o link para o clubinho da Pé com Pé no site, onde tem um jogo para as crianças brincarem, se entreterem e aprender, afinal o jogo faz a criança processar ideias e acomodar o conhecimento.





Paula Belmino

*Foto da Alice por Silvia Martins Fotografias
Alice usa Dedeka Homewear

No vídeo Alice usa
 blusa Alakazoo
Short jeans Jacris Kids
Sapatilhas Pé com Pé calçados

Nenhum comentário: