quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como foi a escola hoje?



Com a volta às aulas vem também a preocupação com a adaptação á escola, aos novos professores, horários, às regras e à disciplina escolar e com o início do ano letivo algumas atitudes precisam ser tomadas para que as crianças voltem á rotina escolar de maneira mais fácil. São mudanças que os pais devem estabelecer antes de começarem as aulas, para que o organismo das crianças absorvam as mudanças e incorporem à nova rotina, pequenas mudanças que farão com que os pequeninos percebam que vivemos num mundo cheio de normas a serem seguidas e que precisamos obedecê-las para podermos crescer, nos relacionarmos melhor, aprender a respeitar,e a conviver com o outro.E tudo começa em casa para que na escola seja mais fácil compreender e obedecer essas tais regras de convivência.
Para que a criança se adapte mais fácil, por exemplo, ao novo horário para acordar, os pais devem começar a colocar a criança para dormir mais cedo para evitar a sonolência durante as aulas, e fazer combinados estabelecendo horários para as brincadeiras , para ver televisão,para jogar, para passear, já que durante as férias, a criança estava mais solta, podia dormir mais tarde,sem regras, sem horários, e com o retorno das aulas tudo será diferente, pois agora precisará de mais tempo para fazer as lições de casa, ler mais livros, estudar com os amigos e ou com ajuda dos  responsáveis. Por isso nada melhor que começar a readaptação pelo menos uma semana antes do início das aulas e assim familiarizar-se com novos horários, nova rotina, novos afazeres.
Para começar as mudanças o bom é deixar que a criança participe delas  podendo, por exemplo lavar o uniforme, conferir se os calçados ainda servem, escolhendo destes peças confortáveis para que a  se sinta confiante e protegida o tempo todo, arrumar os livros didáticos para que não se esqueça deles, comprar o material escolar necessário para as aulas e etiqueta-los.Participando deste prcesso de mudança e se familiarizando-se com  objetos que serão usando na escola, a criança se sentirá importante e  perceberá a importância da escola para seu crescimento e auto-estima. Pequenas mudanças que farão diferença no decorrer do processo de adaptação á escola.


*Tênis Up da Pé com Pé Calçados Para os pequenos se sentirem confortáveis no dia a dia!

Neste período de volta ás aulas é normal que muitas crianças fiquem apreensivas, ou ansiosas demais, querendo logo que chegue o dia de ir para a escola , ou ao contrário, querendo que as férias e o tempo livre se prolongue por mais alguns dias, mas os pais devem insistir em mandar a criança desde o primeiro dia de aula, pois é na primeira semana que a escola prepara todas as atividades de acolhimento, momentos de socialização, reencontro com os amigos, apresentação de professores e de tudo que os alunos vão ver pela frente.Cabe portanto aos pais serem firmes e ajudarem a criança a ir desde o primeiro dia de aula para que assim essa readaptação seja facilmente vencida. Para isso o bom é acompanhar o filho até a porta da escola, conhecer a professora, dizer que está ali para o que precisar, e na volta para casa conversar com as crianças sobre como foi o dia de aula. ler um livro sobre o tema com a criança, falar sobre as lembranças de seu tempo de escola, enfim mostrar para a criança que é uma fase na vida que todos vivenciamos.



*Foto da Alice na gravação do curta metragem Projeto Final Feliz

Os pais são os maiores responsáveis pela Educação das crianças e o exemplo a ser seguido.Sejamos pois reflexos de incentivo, espelho de um bem fazer. Que as crianças vejam em nós exemplos para aprender a ler, a estudar, a se relacionar bem com os outros e fazer coisas boas, orientando a cumprirem regras e  á disciplina essencial para  a vida em grupo e consequentemente na vida escolar para poderem aprender mais e melhor.


Vejam aqui um vídeo sobre esta importância da presença da família na vida escolar dos filhos para um mundo melhor

 


Foto de Alice por Silvia Martins Fotografias
Alice usa Dedeka Homewear 


Paula Belmino

Para saber mais acesse http://www.comofoiaescolahoje.com.br 

3 comentários:

Bárbara Pata disse...

Estamos nos adaptando com a primeira vez do João, já a Beatriz está curtindo cada novo dia do retorno às aulas :)

Bárbara Pata disse...

Estamos nos adaptando com a primeira vez do João, já a Beatriz está curtindo cada novo dia do retorno às aulas :)

Anne Lieri disse...

Paula,um texto muito interessante e é fundamental a presença dos pais na escola! bjs,