quarta-feira, 22 de março de 2017

Flautinha de Condão e o doce mundo da arte




Música e vida
Cultura e arte
Sentimentos e expressões
Cores da alma.

Liberdade e movimento

Imaginação

Poesia e canto
Acalanto ao coração

Contos encantados
Flautinha que conta histórias
Fluindo leveza
Em notas de paz

Acordes e nuances
Que abençoam a manhã
Junto com os passarinhos
Entoa-se uma bela canção

Que fala de vida
Canta versos em tom maior 
Flautinha que une as crianças em roda
e faz canção no amor.


Paula Belmino

Leitura precede tudo, e incentiva ainda mais a criança a imaginar, a desejar realizar, se inspirar. Os livros são ferramentas importantes para o sonho, para a fantasia. Aliando leitura antes de tudo, no meio de tudo, a qualquer tempo, em qualquer oportunidade. Hoje fomos ler para as crianças da aula de música, projeto de incentivo à arte e cultura para as crianças promovido pela casa da cultura em nossa cidade com apoio da Prefeitura municipal. As crianças estão aprendendo aula de flauta doce e  justamente aqui em casa tinha um livor lindo que desde ano passado estava esperando a oportunidade de aparecer nas aulas do professor Francisco Aprígio, para encantar as crianças. O livro Flautinha de condão conta a história de Tadeu um menino que anda pra cima e para baixo com sua flauta doce e encontra um grupo de músicos no coreto da praça, até que a fada Mainha lhe incentiva a estudar , ele com medo de não ser aceito por não saber tocar, só ouve e acompanha ao longe. Uma noite a flauta conversa com ele após o passe de mágica que fada Mainha faz, e assim a flauta vai trabalhando as  notas ate que    o menino se descobre participante e apto a aprender a tocar.
O livro é todo em forma de poesia, com rimas leves, com brincadeira e fantasia, numa proposta de incentivar à criança a aprender um instrumento, a viver em volta da música, afinal ela é vida e tem o poder de transformar, desenvolve inteligência múltiplas, habilidades e capacidades.
A música é direito da criança e por ela pode se expressar, criar, expor sentimentos e viajar na imaginação. 
O projeto Raízes da Serra azul do espaço cultural aqui em nossa cidade desenvolve projetos com música, dança,teatro e atividades de artesanato, uma iniciativa que estava faltando em nossa cidade, o de além de promover o contato da criança com a arte, tirar da ociosidade e garantir a elas um caminho de aprendizagem significativa e para a paz. Serão essas crianças os futuros poetas e músicos, leitores e artistas, e cada um pode ajudar no que dá, eu não sei nada de instrumento e quando a Alice entrou na aula me vi como ela na mesma idade,pois há anos atrás apareceu a primeira banda de música e poucos tinham a oportunidade, nesse projeto todos tem a vez, tem as mesmas chances, é só se matricular e chegar lá. O professor Francisco meu amigo, na mesma época de minha adolescência teve a oportunidade de tocar saxofone e lembro com amor e um pouco de tristeza que eu desejava tanto, as não tive a chance, um certo dia ele me deixou tirar uma foto com o sax, guardei a foto, o desejo e a memória afetiva, e hoje o sonho se passa para Alice que o vive por mim. dai se tira uma lição: Dar oportunidade ás crianças de sonharem e realizarem.
Eu sigo lendo e incentivando, pois por meio da leitura se transforma a realidade.





Um menino, com sua flauta amada, aprecia um coreto de flautistas, desejando um dia aprender a tocar. Eis que seu sonho pode se realizar pelas mãos de uma fada, que lhe mostra como conseguir dar os primeiros passos na música.
Estreando a Coleção Bambolendo, "Flautinha de Condão" traz uma história narrada em versos por uma doce flautinha, oferecendo aos pequenos leitores a oportunidade de aprender como extrair as primeiras notas desse popular instrumento, assim como aconteceu com o menino Tadeu. E hoje Tadeu veio tocar, cantar, contar sua história e da flautinha para os alunos da aula de flauta doce na casa da cultura




Para saber mais:




Coleção Bambolendo
Autor:
 
Marcio Mac Cord
Ilustrações: André Flauzino
Temas: Fantasia - Relação com a música
Páginas: 16
Formato: 20 x 20 cm
Editora: Bambolê
ISBN: 978-85-69470-02-1


Um comentário:

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Apoiar a cultura é apoiar a paz!
Parabéns pela postagem e trabalho.
abração com carinho