quarta-feira, 15 de março de 2017

Qual tipo de escola queremos?




Hoje se comemora o dia da escola.
Que tipo de escola queremos para nossos filhos?
Apenas uma que trabalhe conceitos de forma pragmática? Que produza pessoas capazes de realizar , ou idealizar?
Crianças aptas a vencer na vida, a ser alguém?
Ou uma escola mais humana que desenvolva habilidades e capacidades de se relacionar melhor com os outros, que ame a leitura e por meio da literatura se tornem mais humanas com inteligência psicoemocional e com capacidade para se relacionar melhor com os outros e com o meio ambiente, respeitando as pessoas e os animais, sendo capaz de ser solidário e generoso.
Queremos uma escola que dedique seu tempo a preparar para a cidadania, e para  semear sementes de paz num mundo competitivo e cheio de ódio, fome, guerras e tanta injustiça.
Queremos uma escola dinâmica, com arte, música, professores em contínua formação e autoavaliação que desenvolvam seu trabalho com amor, mas que sejam bem pagos e valorizados.
Queremos uma escola de boa estrutura que ampliem a visão das crianças, que dê a elas mais tempo para brincar e aprender brincando, uma escola colorida com direito à viajar na imaginação
Queremos uma escola com mais poesia para se divertir, cantar, sorrir, curar feridas, falar do mundo e sentir o mundo todo dentro de si
Queremos uma escola que inclua de verdade, e não apenas socialize as crianças com deficiências, mas oportunizem a elas as mesmas chances de aprender a ler, escrever, contar, sonhar, realizar. Uma escola com valores intrínsecos de amizade, justiça e amor.
Queremos uma escola que ensine conceitos por meio de experimentações e observações, in loco, com aulas-passeio, em meio à natureza, uma escola fora das quatro paredes, que viaje a pé e em tapete voador por meio dos livros, uma escola que instiga a busca pela ciência, tornando as crianças cientistas
Queremos uma escola com boa alimentação, que não precise de recreio para as crianças correrem e se divertirem, mas que todas as aulas garantam o enfoque no esporte e no desenvolvimento físico, e psicológico.
Uma escola com dinamismo  em todas  as aulas, lúdicas e significativas partindo do que o que a criança já sabe para ir além muito mais, aguçando a curiosidade, e a pesquisa.
Queremos uma escola que incentive a criança a se debruçar nos livros, não somente para decorá-los, ou compreender procedimentos e conceitos, mas para transformar a própria realidade, apta a fazer a mudança das atitudes, e garantindo a leitura fluente e eficaz que cura, sara, molda, surte efeito e é caminho de luz.
Uma escola de futuro para todos!

Paula Belmino

As fotos acima são de minhas aulas ano passado com o livro Medo do escuro de Ivone Assis pela Assis Editora e saiu na revista Letrilha
Leiam na íntegra











2 comentários:

Renata disse...

Uma escola rara hoje em dia, não é Paula. Você faz a diferença na sua escola, graças a Deus. Que Ele continue abençoando e protegendo o seu trabalho, a fim de que seja frutífero no coração das crianças. Pois, o que elas precisam é de amor e respeito. O resto é consequência. Beijo! Renata e Laura

Toninho disse...

Que bonito Paula!
Uma proposta que deveria ser de todos os educadores espalhados pelo país.
A escola dos sonhos que incentiva o aluno a estudar e entender além das decorebas reinantes pelas escolas robotizando crianças e jovens.Um trabalho de quem se dedica e acredita, que pode fazer o melhor para o futuro destas crianças, que acabam sendo o futuro da nação.
Fico feliz de ler e saber que ainda existe o sonho da excelência no ensino.
Que Deus a ilumine a perseverar.
Um abração com carinho.
Bjs de paz amiga.