terça-feira, 14 de março de 2017

Escritor Rubem Alves é homenageado na nova temporada do projeto Como nasce um livro?


Projeto, que conduz os visitantes pelas etapas de produção de um livro, apresenta vida e obra de educador
Lido por milhares de pessoas, autor de mais de 140 títulos, um dos mais importantes educadores do Brasil, Rubem Alves, é o grande homenageado da temporada 2017 do Como nasce um livro?. Um dos destinos pedagógicos mais visitados da região, por meio de seu projeto de incentivo à leitura e à escrita, a Editora Gráfica Adonis abre suas portas para apresentar aos visitantes as etapas e profissionais envolvidos na produção de um livro, ao mesmo tempo que oferece uma viagem pela vida e obra do escritor mineiro.

A 12ª temporada do projeto Como nasce um livro? apresenta aos visitantes diversas novidades. Sai Londres, cenário da antiga temporada, e entra em cena Minas Gerais, onde Rubem passou sua infância. A evolução da escrita e da arte gráfica, etapas e processos de produção do livro são sempre conduzidos pelas histórias, frases e curiosidades de um escritor que era psicanalista, teólogo, cronista, mas como muito bem se definia, era um contador de histórias.

O contador de histórias Rubem Alves é apresentado às crianças juntamente com sua obra A menina e o pássaro encantado, escrita por ele, em 1984, para a filha Raquel, que hoje está à frente do Instituto Rubem Alves. “O projeto Como nasce um livro?, vem de forma a ampliar as possibilidades do Instituto de disseminar e eternizar o legado do escritor e educador. Ele, que defendia tanto o prazer pela leitura quanto o valor das brincadeiras, não poderia estar melhor representado. Como filha, e presidente do Instituto Rubem Alves, me sinto, ao mesmo tempo, grata e realizada”, afirma Raquel Alves.

Objetos pessoais do escritor, curiosidades sobre sua vida e obra – que inclui a distribuição de biscoitos de polvilho, um dos sabores prediletos do educador -,e um espaço dedicado ao Instituto Rubem Alves, com livros de educação e canecas, que podem ser adquiridas pelos visitantes, são frutos da parceria da Editora Adonis com o Instituto.

O percurso pelo parque gráfico e editorial Adonis tem 3 horas de duração e abrange todos os setores de produção de um livro. O projeto atende crianças de 6 a 12 anos e conta com monitores e contadores de histórias preparados para recepção dos visitantes. Ao final da visita, os alunos levam para casa 2 livros, um deles assinado com carinho todo especial pelo vô Rubem Alves, e um convite: escrever sua história e encaminhá-la para editora. Os 50 textos selecionados são publicados na coletânea Letra Viva, que este ano está em sua 7ª edição.

A menina e o pássaro encantado

A história mais famosa e difundida de Rubem Alves ganha agora nova edição pelo selo Adonis. A menina e o pássaro encantado completa 33 anos e marca o início de uma série de livros infantis do escritor que serão agora publicadas pela editora americanense. Lida por milhares de leitores e editada diversas vezes, a nova edição tem ilustrações de Bruna Pellegrina, que é neta do escritor. Escrita em 1984 e dedicada à Raquel Alves, sua filha, Rubem escreveu uma história que fala da separação, da ausência e de como seria bom se não houvesse despedidas. Mas é a saudade que prepara o abraço de amor na volta daquele a quem se ama. O lançamento da obra acontece dia 18 de março, às 16h, na Saraiva Mega Store, no Iguatemi Campinas.


Sobre o projeto:


Há 12 anos, a Gráfica e Editora Adonis abre suas portas para visitação de escolas. O resultado é um dos mais eficientes projetos de incentivo à leitura e à escrita, o Como nasce um livro?.

Inovando o ensino aprendizagem para além da sala de aula, os visitantes são conduzidos por um circuito em que, ao mesmo tempo que acompanham de perto o processo de elaboração de um livro, se deparam com curiosas informações sobre a evolução da escrita e da arte gráfica.
Ambientado com o mais famoso e difundido livro de Rubem Alves, A menina e o pássaro encantado, a 12ª temporada do projeto Como nasce um livro? apresenta uma viagem sobre as curiosidades do mundo gráfico e editorial e a vida e obra do escritor Rubem Alves.

O percurso pelo parque gráfico e editorial Adonis tem 3 horas de duração e abrange todos os setores de produção de um livro, além de um acervo do Instituto Rubem Alves com objetos pessoais do escritor. Ao final da visita, os alunos levam para casa 2 livros, um deles assinado por Rubem Alves.

Informações importantes:
- Exclusivo para escolas;

- Indicado para crianças de 6 a 12 anos;

- Capacidade de até 80 crianças por turmas durante o passeio;

- Monitores e contadores de histórias experientes e treinados para o atendimento;

- Os participantes recebem cartas-respostas para escreverem suas histórias e enviarem posteriormente à Editora Adonis. As selecionadas compõem a obra Letra Viva, publicada anualmente.

Informações:


Agendamento: 19 3471.5608

atendimento@editoraadonis.com.br


Um comentário:

Toninho disse...

Um lindo projeto.
Estive no link Paula.
Rubem era mesmo diferenciado, fazia da cozinha mineira um palco de poesia, ao coloca-la no fundo das casas onde os causos aconteciam e a familia estava sempre reunida.
Gostei de saber e ler.
Bjs