sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Você faz, eu faço também. (Dica de Livro)







Somos para o outro exemplo.
O outro, nosso espelho.
A quem amamos apreciamos,
no outro nos vemos.
e vemos nele, o que temos de bom em nós 
e o que não somos, no outro podemos nos completar.

Você faz, eu faço também?
Será?
É preciso saber ver no outro as qualidades, os defeitos, mas não se deixar levar pela primeira impressão, dar razão ao bom de cada pessoa, e saber respeitar as diferenças.
A quem admiramos devemos sempre imitar. Será?

Mas e se ele faz tudo podemos fazer?
É sobre encontrar-se e autoconhecer e saber apreciar as características de cada um que trata o livro de hoje que lemos na escola: Você faz, eu faço também de Marcelo Jucá com ilustrações de Vanessa Prezoto pela Editora e Livraria Bambolê
Na história um personagem divertido se apaixonado por uma raposa resolve imitar seu comportamento, tem nela o maior apreço, até que começa a fazer algo que ele mesmo percebe não ser certo, não ser bem o que quer ser ou fazer.
Repleta de animais a fábula nos traz uma lição nas entrelinhas, devemos sim imitar o que é bom, fazer o que é certo e ser referência sem deixar jamais de ser como somos, autênticos e de atitudes próprias.
Após lermos o livro e conversarmos sobre nossas atitudes e como as pessoas nos enxergam, o que aprendemos com o outro e o que podemos copiar, ou seguir de exemplo as crianças compreenderam bem saber respeitar as diferenças, fazer aquilo que você acha certo e não o que o outro faz, ou quer que você faça.
Depois foi a vez de cada um criar seus "Funzines" usando recorte e colagem, desenhos e escrevendo sobre o que é bom imitar no comportamento das pessoas como por ex: Ler , escrever poesia, brincar, ajudar o outro, respeitar, cuidar do meio ambiente.










O livro Você faz, eu faço também acaba de receber o prêmio Selo Cátedra Cátedra Unesco de Leitura da PUC do Rio de Janeiro 2018


para comprar o livro:


Nenhum comentário: