Ler é vivenciar, entrar dentro do livro e viajar.
Na escola leio incansavelmente para as crianças contextualizando conteúdos, mesmo incentivando o ler e o escrever, trabalhando gramática e ortografia, mas sobretudo o ler para sentir prazer, ler para experimentar, ler para sonhar.
Nessas leituras em voz alta as crianças conseguem se posicionar, opinar entender o gênero trabalhado, o sentido do texto nas inferências, nas entrelinhas.
Depois de uma leitura e roda de conversa sobre o assunto principal relacionamos a vida das crianças.Cada um fala um pouco de si, de sua casa, da sua vida familiar, das horas de leitura, antes de dormir, do lazer. Por meio da leitura as crianças enfrentam a realidade por vezes dura, mas fantasiam e conseguem entender o que passam, e amenizar suas dores e ou enfrentar e resolver seus conflitos
Foi assim com mais esta história lida:
A noite chegou... E o sono não vem de Ana Rapha Nunes com ilustrações der Paula Kranz pela Editora Franco
O livro conta a história de Dudu que antes de dormir tem mil pensamentos, viaja na imaginação,
sente medo, pensa em bruxas
Voa com as fadas
Se assusta com monstros horripilantes
Conta carneirinhos, mas perde a conta e quando vê conta os bichos todos de uma fazenda. A noite passa e Dudu não dorme, até a sua mãe vir ao quarto lhe dar atenção e um remédio infalível para dormir e sonhar bons sonhos.
As crianças leram, ilustraram,reescreveram a história:
E assim a gente vai lendo, melhorando a escrita, depois faço as correções com ditados, textos coletivos, trabalho a ortografia, o importante é que as crianças se expressem.
Após atividades de leitura e escrita é hora de resenhar a história, encenar, brincar.
As crianças entram dentro da história e são protagonistas, e como a leitura é um ato solidário e de inclusão pelo afeto, une laços e causa empatia, as crianças vão encenar e nosso aluno com deficiência física que não anda e nem fala vai ser o Dudu deitadinho, ronca e brinca, ele que adora ler é amado pelas crianças e nesse ato de ler e vivenciar as crianças põe na prática o ato de cuidar uns dos outros.
A mesa de reforço no pátio vira uma cama com colchonete e uma toalha passa a ser cobertor. Tecidos viram fantasia de monstros, a janela a estante, as crianças as personagens, uns assistem, depois trocam de lugar, tudo para que vivenciem o ato de ler pro prazer.
vejam mais:
E assim vamos construindo por meio da leitura crianças apaixonadas pelos livros e com certeza pessoas melhores.
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