quarta-feira, 3 de maio de 2017

Levando Poesia










Poesia na praça
Poesia na rede
Poesia aos quatro ventos
Adentrando corações
Por meio da música
da arte
dos livros
em meio à natureza
exaltando sentidos e sensações
Poesia de fora pra dentro
de dentro pra fora
que sara, que cura
constrói e humaniza
Poesia que sensibiliza
Poesia pra ler
Pra comer, 
beber
Sentir.
Poesia pra abstrair
distrair
divertir!
Poesia para todos
como direito e dever
pra gente acordar poesia
dormir poesia, 
e sonhar ao ler
Poesia em todos os lugares
No colo
No berço
Na barra da saia
Transformando o ser.


Paula Belmino 

E hoje acordei assim meio levitando, fui à cidade vizinha Currais Novos, à convite do Centro educacional Logos para falar um pouco de meu trabalho, e participar do Circuito Literário que a escola está promovendo com o tema Poesia de A a Z, qual não foi minha alegria receber o convite e saber que tenho inspirado as pessoas através das redes.
Recebi semana antes a visita da coordenação pedagógica em minha casa e pudemos conversar sobre nossa ida, e pude me emocionar ao chegar ver o lindo trabalho que a escola tem realizado com a poesia, mostrando que tem a leitura como foco principal
Acordamos cedo e  fomos levando o Gato Damião, confeccionado pela esposa de meu primo com muito capricho para que a Alice pudesse encenar enquanto eu recitava




Levamos também a libélula e toda sua delicadeza em asas de luz, trazendo calma, anseio de liberdade




 A Alice pode se expressar e levar a poesia que faço para ela para centenas de crianças, pois atendemos praticamente a todas ás turmas , dos menores aos maiores com alegria, entusiasmo, afeto e brincadeira, num jogo de rimar, ou não, de expressar e conversar de trocar as palavras e fazer com elas um jogo de incentivo á cultura e à arte.

Os menores puderam cantar e ficaram encantados com o gatinho e  a libélula, e interagiram bem batendo palmas, contando suas aventuras com os bichinhos, pois lemos e brincamos na praça criada na escola para ler e vivenciar poesia e fiquei feliz pois ouvi da coordenação que o espaço tinha sido inspirada no meu trabalho do Ler na praça, e o melhor de tudo encontrar nosso trabalho exposto ali, que as crianças já tinham lido e feito a reescrita, a releitura




O circuito literário tem espaços em todos os locais da escola e trabalha com grandes nomes da literatura como Vinicius de morais, cecília Meireles, Luiz Pimentel, Roseana Murray, Jose Paulo Paes, Ruth Rocha entre outros e eu estou lá entre os grandes nomes, de forma singela acolhida, e muito feliz




Todas as turmas têm um autor adotado e trabalham, recitam, fazem vídeos para o canal da própria escola e eu tive a honra de ser entrevistada pelas crianças e olhem a releitura feita  pelas crianças d emeu poema: Livros são sementes



Além de toda maravilha de leitura na praça, no jardim, fizemos também a leitura na barra da saia, com poema que me inspirei na escritora Eloí Bocheco e levei para eles a canção, a saia rodada , o poema impresso para que eles fossem interagindo, lendo, expressando suas ideias e sentimentos, e eles brincaram, participaram, se encantaram, e me pediram autógrafo






E eu saí de lá com o dever cumprido e o coração cheio de gratidão por tão bem ser recebida e acolhida por toda escola, gestores, coordenação, professores secretários, bibliotecária, cantina, 

Agradeço aos alunos pelo amor e respeito, pelo carinho e participação e deixo mil beijos poéticos de gratidão e satisfação, um coração apaixonado!





6 comentários:

Deborah matt disse...

Que linda iniciativa sempre, Paula e Alicce, levando inspiração, poesia e esperanças através da literatura para as crianças!! Parabéns!

chica disse...

Linda atividade e o incentivo à leitura é maravilhoso! Por aqui vejo muito em teu blog! bjs,chica

Unknown disse...

Maravilhosa!!!!!!
Professora que AMA o que faz.
Tive o prazer de conhecê-la virtualmente.
Abraços!

Renata disse...

Paula, fico admirada com o amor que você dedica ao seu trabalho. Nos toca a emoção e impressiona. Parabéns.

Me fez lembrar minha avó que nos contava sobre a nossa bisavó que reunia os netos em volta da roda da saia dela. E ela gostava de saias bem rodadas!

Beijo!

Renata e Laura

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Mulher, estou sem acreditar! Você aqui em minha cidade e eu perdi de ter o prazer de te conhecer pessoalmente. Que riqueza de trabalho seu e o Logos está de parabéns por te convidar para enriquecer os conhecimentos dos pequenos de forma tão significativa e emocionante. Beijos carinhosos!

Toninho disse...

Engraçado Paula que não ouço sobre projetos semelhantes em outros lugares por aqui.
Uma emoção para voce se encontrar num cenário de poesia como este projeto deles e ainda mais saber de seu filho de palavras por lá.
Uma ideia a ser copiada pelo bem das crianças entregues à massificação tecnológica.
Abraços.
Alice uma verdadeira atriz.
Beijo para Alice.