segunda-feira, 1 de maio de 2017

Mariana (Dica de Livro)





Mariana menina
Mariana ao encontro do mar
Com seus cabelos encaracolados
Borboletas no vestido a voar
Com rosa na orelha
Mariana pensa o amor
Mariana menina
Poesia e cheiro de flor
Mariana de face feliz
Com estrelas pintadas no olhar
Livre como os pássaros gosta de estar
Entre as árvores do quintal
Mariana vive a sonhar!

Paula Belmino

A vida de uma menina entrelaçada por uma cidade com mesmo nome que o seu, no sonho de crescer entre amigos, de ler poesia, de viver a vida livre no quintal, e poder voar feito borboleta a conhecer o mar, assim é mariana uma menina alegre, filha única de Fátima e Etevaldo, que formam uma família feliz, apesar de todas as circunstâncias, e a falta de dinheiro que deixa o pai dia e noite trabalhando fora, meio seco no jeito de ser , homem de pouco sorriso, compensado pela mãe que mima a filha e afaga
A história de Mariana uma menina de 12 anos é escrita sutilmente contando os passos de uma menina moça que adora subir no pé de árvore do quintal do vizinho pra comer fruta, escrever cartas para o primo, seu melhor amigo, e com quem divide sonhos e anseios.
Mariana vive feliz na cidade de Timóteo, MG, ali Mariana tem as melhores amigas, a escola que ama, e é de repente surpreendida por seu pai que vai se mudar pra Mariana, uma cidade vizinha, que mesmo sendo perto deixa a menina amuada num canto, apesar da conversa dos pais que será melhor e ganhará mais pra realizar os sonhos.
Mariana se muda pra nova cidade, conhece outra escola e ali também seu coração de menina conhece o amor, Bebeto um adolescente como ela, mas cheio de marra e que deixa a menina á flor dos nervos, com suas brincadeiras de mal gosto, como fazer medo com fantasia e fantasma.
Mariana ali na nova cidade sente saudades do primo Bartolomeu, da avó, das tias, de sua escola e professores, de sua vida passada, mesmo quando ali fora bem recebida, algo que ela sentia medo de ser tratada como alvo de bullying, ou preconceito por ser novata. É mudança demais para uma menina em transformação, mas o caderninho de sonhos vai sendo escrito e a cada lágrima de saudade Mariana transforma em luta para alcançar o dia em que vai visitar o mar, com o primo de lado.
No entanto , algo terrível está para acontecer, um desastre que vai abalar a vida dela, de sua família, e de toda cidade Mariana, e ao invés da menina conhecer o mar, ela verá um mar de lama levar sua casa, suas vida, seus sonhos
Ali desabrigada com centenas de pessoas,Mariana é acolhida por Bebeto que também perde tudo no desastre, e juntos , na dor, vão se entregar à solidariedade, tendo forças para recomeçar.
O que será da vida de sua família? Da família de Bebeto?
E Mariana que deu seu nome? Quem poderá mudar essa história?


Quando li o livro me encontrei em Mariana, de certa forma vi a Alice quando deixamos São paulo, nova vida, nova escola, tantas mudanças, deixar nossa antiga casa , começar tudo de novo, abandonar sonhos, e  atrasar alguns, me vi nesse conto, tão real, tão comum na vida de tantos jovens, e o desastre vivo e real que inspirou essa história mesmo que não tenhamos vivido, mas que Brasileiro não se colocou no lugar de tantas pessoas inocentes que perderam tudo ali?
A emoção que o livor nos passa é como se a gente se transportasse pra lá, voltasse aos 12 anos, ao primeiro amor, às descobertas da vida de uma adolescente, li, me encontrei e também vi minha Alice  que logo entra nessa fase, que a vida seja mais doce doq ue foi pra Mariana!
O livro foi escrito por Ana Rapha Nunes pela editora Inverso, em homenagem às vitimas do desastre da Samarco que atingiu o Rio Doce de um dia pra noite, é cálice de la´grima e anseios, é nostalgia e surpresa, é toque de amor e de esperança, é mudança, roda da vida que passa e transforma, assim como num dia a vida de Mariana mudou, assim como muda a vida da gente ao ler esse conto lindo, e que mora na gente, que a roda da vida gire e traga alegria e alento ao povo da cidade de Mariana!

Um livro lindo!




Pra conhecer mais:

Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar…
No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.
A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?


http://www.editorainverso.com.br/produto/mariana/

4 comentários:

chica disse...

Linda poesia da Mariana que fizeste,Paula e a dica do livro é ótima! bjs, chica

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Esse livro deve ser maravilhoso, ter muitos ensinamentos para a vida. Linda a poesia que fizestes, beijos!

Renata disse...

Hoje a dica de livro veio ao nosso encontro aqui em Minas Gerais. Morei na cidade de Timóteo e guardo boas lembranças. Minha sobrinha chama-se Mariana, e tem cabelos encaracolados.

Mudanças também passamos... por uma avalanche. Mas, graças a Deus, sobrevivemos. Crescemos.

Beijo!

Renata e Laura

Toninho disse...

Paula deve ser muito bom ler este livro.
O mar de lama que levou sonhos,historias e vidas.
Um mar que não se navega, que não deságua no mar sem deixar uma marca indelével de destruição.
Quero conhecer este.
Grato pela partilha.
Abraços de paz.