quarta-feira, 17 de outubro de 2018

A Poesia da Ciência






Tenho fases, como a lua.
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua.

Cecília Meireles

Aprender sobre as fases da lua, a ciência, a geografia, conceitos e matemática para mim não pode se distanciar da poesia. Por isso estudamos o sistema solar com poesia de autores como Roseana Murray da qual lemos o livro Poemas de Céu pela Paulinas Editora e as crianças se debruçaram sobre o sistema solar, astros e estrelas, movimento da terra e etc.. E eu trarei em breve a aula só com Poemas de Céu. Aguardem!



Sem se prender apenas a textos informativos e científicos, mas levando a poesia para aprender no lúdico, na magia, vivenciando a história.


Hoje as crianças aprenderam sobre as fases da lua, e para iniciar lemos o livro Gato de cá, rato de lá de Sylvia Orthof pela Editora Rovelle que inclusive foi aprovado no PNLD Literário 2018
As crianças ficaram encantadas com o lirismo do texto que além de belo e todo rimado instiga a imaginação e às crianças a participar da leitura descobrindo que rima vem a seguir, bem como trata sobre valores e sentimentos, mas, além disso, de a gente poder sobressair de uma situação por meio da graça, da poesia.
A história de um gato atrás de um rato, e de uma lua no céu estonteante roubando a cena. Com ilustrações lindas de Graça Lima



As crianças leram, interpretaram, ilustraram e depois lemos no livro didático algumas informações cientificas sobre a lua, observamos o calendário, estudamos matemática nos "quartos" da lua. Por ex: Quantos quartos a lua têm? Quanto dura um quarto de lua? Se a lua tem 4 fases quantos dias daria todo o ciclo?
Fizeram continhas de adição e multiplicação, divisão.


Tudo sem sair da mágica da poesia, quando receberam bolachas recheadas para dividir para um grupo de quatro e criar suas luas em fases, escrever as fases e apresentar. Para casa levaram os pratinhos, e a lição de casa é: Explicar aos familiares sobre a lua, suas fases, de que ela é composta, quartos dias demoram um quarto de lua e gravar um vídeo e mandar para a professora ver e amanhã mostrar na escola.


Aula produtiva e contextualizada sem nunca esquecer a leitura literária.

Paula Belmino

Para conhecer o livro Gato de Cá, Rato de lá e indicar no PNLD Literário




Um comentário:

Anônimo disse...

Uma aula brotada do coração! Linda! Beijo. Renata e Laura