Poemas de céu
caminhos nas nuvens
espaço celeste
silêncio na noite
estrelas cadentes,
encantamento.
Assim é o livro: Poemas de Céu de Roseana Murray com ilustrações de Mari Ines Piekas pela Paulinas Editora.
O livro reúne 26 poemas sobre corpos celestes e celebra a vida, trata os mistérios do desconhecido com delicadeza, afetuosa curiosidade, revela o lúdico e mil constelações no olhar de quem lê.
O livro chegou na escola trazendo o brilho no olhar das crianças, incentivando a leitura e contextualizando com os conceitos científicos que eles vão internalizando, formando, compreendendo a ciência, a física, a matemática, o olhar poético atrelado a tudo que se conceitua, no espírito, o som da solidão, a gravidade, o voo noturno, a busca de caminhos entre as estrelas, a vida fora da terra, o mistério do crepúsculo, as cores do arco-íris.
Li o livro, cada aluno pôde ler um poema, e oferecer a um amigo, falar sobre o que sentiu, de que fala o poema, ilustrar, brincar, desenvolver o vocabulário no conhecimento de outras palavras e termos científicos bem como desenvolver a leitura fluente na entonação do ritmo da poesia.
Após a leitura cada criança fez sua estrela e escreveu nela uma palavra, uma frase sobre o poema aliando aos termos da ciência das estrelas, do espaço , do sistema solar, e fizeram o painel negro representando a noite e os corpos celestes.
Puderam ilustrar e também criar seus versos inspirados nos de Roseana Murray, para uma turma de alfabetização percebo o avanço na escrita, nas ideias, no ver a poesia além da gramática
Vejam mais:
As crianças interagindo com o livro:
E contextualizando o conteúdo Sistema solar com a poesia
Para comprar o livro:
https://www.paulinas.org.br/loja/poemas-de-ceu
Nenhum comentário:
Postar um comentário