terça-feira, 8 de julho de 2014

Mil motivos para chorar pelo Brasil


O povo agora chora o futebol, a perda do sonho do hexa, que pode ser conquistado amanhã quem sabe. Por que não chorar  a dor de quem perdeu sua família em acidentes como o do viaduto em Belo Horizonte que desmoronou, a dor de quem chora querendo um atendimento médico, mas que não consegue pois os hospitais estão em greve. Ou a desesperança de quem não aprende por que não há escolas preparadas, e os professores andam desmotivados, desvalorizados, falta estrutura, falta livros nas escolas, falta merenda e pão nas casas onde pais desempregados choram o dia em que vivem, matando a cada instante um leão para criar filhos sem esperança de futuro. A bola rola no campo, são gols da Alemanha , o Brasil perde? Quem perde?
Quem no bolso perde milhões?
Só deveríamos chorar a má sorte, a falta de paz e de segurança, a violência que mata a torto e à direito inocentes num país sem dono, onde a multidão se volta para a copa do mundo, para esperar um título que não trás nada pra gente que é gente, e nem acrescenta em educação, em empregos, em oportunidades reais.
Choremos pelas famílias brasileiras que sofrem o frio da noite sem moradia, que perdem suas casas nas enxurradas e alagamentos, que vivem a tragédia de perder os entes queridos, pelas crianças analfabetas, que nunca possuirão um livro da moda, ou a roupa e o calçado das muitas propagandas da televisão, são crianças que correm de pés no chão sonhando serem craques do futebol,  e morrem á míngua de fome e de doenças que seriam tratáveis se tivessem o direito ás vacinas e a consultas periódicas.Morrem por causa da bala perdida, das drogas que entram fácil neste país, pela prostituição que as obriga venderem corpo e alma para alimentar o desejo de doentes que vem e vão sem serem pegos pela polícia, entram no nosso estádio como se fosse sua casa e tocam a bola da vez, matam nossos sonhos, roubam nossa infância, destroem os sonhos de inocentes que não serão nem craques e nem hexacampeãs
Choremos o futuro, não a perca do hexa;  sonho de um país que vive encarando os fatos  enganados ás vistas curtas, onde milhões são gastos na troca de estádios de futebol, de obras superfaturadas para agradar a FIFA e aos visitantes gringos que chegam aqui e esquecem do povo que vive a mercê do salário mínimo e da bolsa alimentação. Choremos a ilusão do povo que não sabe discernir entre política e carnaval, futebol e acarinhar favores, troca e venda de votos e promessas feitas na cara de pau por coisas que nunca serão cumpridas.
Choremos a falta de amor, as famílias destruídas, a falta de emprego, os muitos males sobre nossas cabeças, a falta de fé esquecida, a igreja dormindo sem velar pelos enfermos e os que vivem na solidão. Soframos pelas mazelas que assolam a nossa nação.
É claro que como brasileiros queríamos ver a seleção campeã, a conquista do título, a taça na mão, mas se não foi desta vez, se não houve boa preparação é aprender com os erros e tocar a vida pra frente.
A bola uma hora outra vez rola, o campo não será fechado, o mundial o tempo trará, e serão também novos jogadores, Thiagos Silva, Davis, Neymars. Tudo passa, a vida continua e a gente pode começar um novo tempo, sem tantos gols contra, sem pé de vento e fraturas na coluna, e traumas que o tempo pode curar. 
Agora me dis e o futuro de nossas crianças? O amanhã o que será?


Paula Belmino

5 comentários:

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Meu anjo adorei tua casinha na net, é bela e com assuntos variados, assino em baixo deste texto, a realidade triste está aí para todos verem, mas a grande maioria prefere colocar uma venda nos olhos, principalmente aqueles que poderiam fazer algo, apesar que acho que todos nós podemos fazer, é só agir dentro do nosso mundo, sorrir, estender a mão, dar um olá, um muito obrigada, emprestar os ouvidos, apontar o caminho, falar palavras que venham do coração, com certeza quem age assim planta a semente, e é quem mais ganha, pois fica em paz consigo mesmo. Obrigada por ter ido no TEXTOS CONTEXTOS E REFLEXÕES E NAS HISTORINHAS DA DIDI, obrigada por ter deixado o seu comentário que muita força me dá e acarinha o meu coração. POESIA DO BEM é administrado por uma pessoa ou por um grupo? fiquei em dúvida, beijos mil Luconi

chica disse...

Perfeito! Temos muito mais motivos pra chorar nesse país do que pela perda da Copa! Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mesmo! bjs,chica

Daniela Roos disse...

Agora vale esquecer o sonho do hexa por mais 4 anos e voltar a pensar nas tristes realidades do país.
:( o Brasil precisa de alegrias verdadeiras e duradouras e não de doces instantes de euforia que é o que uma copa do mundo consegue nos dar.
bjocas

Anne Lieri disse...

Excelente texto,Paula! Há tanto porque chorar nesse país! Parece que só existe futebol por aqui,tem razão! Há coisas muito mais importantes! bs,

Toninho disse...

Ah, quantas lágrimas eu tenho derramado por uma país mais igual, menos violento, mais educado. Eu choro pela decência, pela lisura, pela moral.
Ah, eu não choro por um clube de futebol, minhas lágrimas teimam em não cair.
Lindo seu depoimento claro e sincero e consciente.
Adoreeeiii
Um abração com carinho amiga.

Beijo