segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Como incentivar crianças a estudar outro idioma



Algumas práticas realizadas em casa com a ajuda dos pais fortalecem o interesse da criança em aprender novas atividades, o incentivo funciona como uma energia alimentadora e por isso é tão importante essa sintonia entre pais e filhos na caminhada do aprender.
Falar outras línguas é sem sombra de dúvidas investimento pessoal e profissional. Frequentar um curso de inglês ou de outro idioma escolhido representa um ponto a mais no currículo para o futuro. Confira 5 dicas para ajudar seu pequeno no mundo das línguas estrangeiras.

1 – Diminua a distância da língua

Ao escolher que idioma estudar, coloque a criança em sintonia com o universo de nova língua. Apresentar através de um mapa  os países onde se falam, quantas pessoas a tem como língua nativa situa a criança e mostra a importância do aprender.

2 – Não force, incentive!

Há uma grande diferença entre forçar um filho a estudar um idioma e incentivar. O primeiro gera frustração e estresse, já o segundo abre os olhos da criança para a necessidade de saber falar outra língua, por isso opte sempre pelo diálogo inteligente.

3 – Participe do aprendizado

Quando a criança está aprendendo uma nova língua a fala e a leitura ajudam muito na memorização e fluência, esteja disponível para ouvir o desempenho da criança e elogie a cada passo alcançado.

4 – Invista em bons materiais

No mercado de idiomas há muitos materiais que servem de base para um bom aprendizado. Compre livros com ilustrações, audiobooks e jogos que propiciem uma troca de informação rica.
Um bom dicionário e fichas com exercícios são essenciais, além da utilização de atividades online ou em programas no computador.

5 – Use a tecnologia a seu favor

Há muitos aplicativos, jogos e exercícios interativos na internet para auxiliar no estudo de línguas estrangeiras. Pesquise esses canais e dê diariamente um tempo para a criança exercitar.
A atividade de listening é de extrema importância, dedicar um tempinho todos os dias para ouvir audiobooks, assistir filmes com áudio original e ouvir músicas faz o conhecimento melhorar rapidamente. Ajude a seu filho a dividir o horário de estudo em gramática, escrita e audição.

Como você incentiva seu filho a estudar outro idioma?


6 comentários:

Anne Lieri disse...

Paula, uma coisa muito importante hoje em dia incentivar a aprendizagem de outro idioma nas crianças. Inclusive quando pequenas é bem mais facil aprender. bjs e ótima semana,

Daniela Roos disse...

Muito importante.
Inglês é fundamental :)
bjocas

Mari disse...

Muito bacana a postagem! Com certeza vai ajudar muitas mamães de plantão
http://toobege.blogspot.com.br/

Roselia Bezerra disse...

Olá,querida Paula
Meu netinho já faz inglês há 2 anos (ele tem 7) e o enriquece muito facilitando até a escola normal...
Bjm fraterno de paz e bem

chica disse...

Vale muito a pena! Eles só tem a ganhar com isso! Neno estuda alemão e inglês! Vale muito! bjs,chica

Neno disse...

Eu adoro estudar outras línguas. Faço aulas de inglês e alemão. Dentro e fora do colégio!
Obrigado pela visita e concordo com você.Nada é bom fazendo de má vontade.
Bjs do Neno