terça-feira, 19 de agosto de 2014

Um Dedo de Prosa (Dica de Livro)




Poemas e haicais
Projetos e muita história
Diversão e magia
E um dedinho de prosa
Cheiro de livro por toda parte
E a gente encanta a memória.

Paula Belmino




A editora Dedo de Prosa volta seu trabalho não somente na edição e  produção de livros paradidáticos, mas de apoio aos professores e aos leitores para que cada vez mais se interessem em ler, em interpretar em ir à fundo nas entrelinhas dos versos e dos textos. Como mãe e apaixonada por poesia recebemos da editora  três livros de poesias e haicais para trazer alento, para ludicidar, para ler antes de dormir, ou ao acordar, para estudar, para imaginar, para ajudar minhas crianças a se apaixonarem por poesia e para Alice ler de ponta cabeça e de perna pro ar.



O primeiro Pois ia brincando de Gil Veloso, autor paranaense que escreve de forma lúdica e encantada faz a gente mergulhar no imaginário em muitas poesias sobre natureza, brincadeira, bichos e coisas de nossa infãncia, um livro mágico e gostoso de ler que fica na memoria de jovens ,a dultos e crianças.



De Ronald Polito o livro: A Galinha e outros bichos inteligentes  trás 22 poesias sobre bichos variados que além de muita métrica e ritmo nessas poesias ainda há ilustrações e brincadeiras com as palavras, uma forma de ler ainda mais com fome de livro e sede de poesia.



E por último Senda Florida  de Francisco Moura um livro infanto juvenil cheio de poemas no estilo Haicai que enaltecem a vida, a natureza, as estações do ano, os bichos, os sentimentos e envolve a alma em textos curtos mas cheios de reflexão e uma interpretação que leva o leitor a desejar ir à fundo em cada verso e palavra.


Além destes livros que são oferecidos pela editora, ela oferece oficinas e clube de leitura e apoio a educadores.
Conheçam alguns desses projetos e para saber mais cliquem nos links que direcionam para o site onde se encontra mais informações sobre cada projeto



Seguindo sua meta, buscando divulgar suas edições e criar parcerias com educadores de escolas públicas e particulares, a editora Dedo de Prosa lança o Clube de Leitura Itinerante - CLI.

Com o Clube de Leitura Itinerante, o profissional de ensino realiza um laboratório com seus alunos, valendo-se da obra selecionada e destinada para tal finalidade. O professor põe em prática tal proposta com títulos apropriados à sua clientela, encontra sugestões de atividades e tem a facilidade de receber material específico via editora. Após a finalização dessa ação pedagógica, o compromisso desse profissional com a editora Dedo de Prosa é o de fornecer feed-back do trabalho realizado (através de folha de registro), devolver material e exemplares para que “sigam viagem” e contemplem outros professores e alunos.



O ato de ler e escrever implica um processo de decifração e, também, a apropriação pela criança da natureza do sistema da escrita.

O que podemos fazer para superar tais obstáculos?

Verifique proposta completa no link:

http://editoradedodeprosa.com.br/PDF/Oficina%20-%20Aquisi%C3%A7%C3%A3o%20da%20escrita.pdf

Saiba mais sobre a editora Dedo de Prosa 

A ideia de conceber a Dedo de Prosa surgiu de experiências do magistério (seis anos em Ensino Fundamental e Médio e catorze anos na UNESP), da paixão por livros e, também, de pesquisas na área de língua e literatura (Mestrado e Doutorado em Linguística – USP e Pós-doutorado – Sorbonne - Paris V).
Durante seis anos, na década de 80, a vivência na Livraria Botucatu foi absolutamente gratificante. Muitos eventos, lançamentos, debates com autores e trabalho em parceria com professores de escolas públicas e particulares.
Em março de 2011, foram iniciados os trabalhos de uma editora, em São Paulo, com publicações voltadas para crianças, jovens e professores do Ensino Fundamental e Médio. Por enquanto, na área de língua e literatura. Trata-se basicamente de material de suporte para professores, que ajude a canalizar a curiosidade dos alunos. A meta é colocar ideias desafiadoras no papel. Lembrando palavras de Gilberto Dimenstein: é necessário estimular, motivar, encantar e, ainda mais, transformar informação e conhecimento em algo prático, que mostre como a teoria se aplica ao cotidiano.

3 comentários:

Tina Bau Couto disse...

Vou lá conhecer mais, gostei do muito do que já vi aqui.
Passando para um dedidinho de prosa que nem o seu lá, com chá e carinho.
Amei a primeira foto!
Beijos, leituras, abraço, poesia, paz e bem :)

Anne Lieri disse...

Paula,que presente mais legal!Amei a carinha da Alice lendo os poemas! bjs,

Kunti/Elza Ghetti Zerbatto disse...

Uma ótima iniciativa.
abração com carinho a ti e Alice