quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Alimente-se de Livro (Dia Nacional do Livro)






Dia Nacional do Livro
Leia sempre,
conte histórias,
ame os livros 
e os tenha na cabeceira,
no coração
e na memória.
A todo tempo, ao toque da mão
Como alimento
feito religião,
Dele mantenha-se a sombra
e nele se faça luz.
Um livro que alcance a mente
e o torne sábio e são.

Paula Belmino

Nem é preciso repetir o quão importante é ler para as crianças e deixar que elas se aventurarem no mundo mágico da leitura, descobrir palavras, expressões, enveredar por histórias mágicas, se divertir, poetizar. 
A Alice tem incorporado em sua rotina a leitura de diversos gêneros, mas como já contei aqui ela começou a ler com trava-línguas e adivinhações, pois se negava a ler , pois achava difícil e foi essa a forma que eu encontrei de mostrar a ela que ler é prazeroso e hoje ler de tudo contos, poesias, quadrinhos, parlendas mas ama o humor nas trava-línguas e a surpresa das adivinhações. Como hoje é um dia especial quero mostrar aqui na dica de la em vídeo o livro que ama e que guarda no coração pois foi com ele que aprendeu a ler e a desvendar fonemas e a interpretar, descobriu-se nele o prazer de viajar nas palavras. O livro é da editora Moderna e se chama: Travadinha da escritora Eva Furnari que admiramos e que eu tenho um certo caso de amor e gratidão por ser pela magia de sua escrita o caminho que a Alice entregou seus passos. A todos os escritores os parabéns por fazerem livros que guardam e desvendam segredos, dos mais simples ao mais escondido na mente da criança e das pessoas de qualquer idade.
Leia sempre para uma criança e deixe ao alcance livros dos mais variados gêneros, faça visitas á biblioteca e incentive o contato com uma roda de leitura e horários estipulados na rotina, seja antes de dormir, ao acordar, á tardinha, um tempo para ler e assim as crianças vão pegando gosto e se aperfeiçoando na leitura e aprendendo mais e de forma lúdica.
Assistam:



Sobre a autora



Eva Furnari é uma ilustradora e escritora ítalo-brasileira.BiografiaSua família mudou-se para o Brasil em 1950, quando Eva tinha dois anos. Cresceu na nova pátria, formando-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, e a partir de 1976 dedicou-se inicialmente a livros com ilustrações, sem texto.Como autora infanto-juvenil e como ilustradora recebeu o Prêmio Jabuti, nos anos de 1986, 1991, 1993, 1995, 1998 e 2006.Em 2004 foi escolhida para ilustrar a reedição de seis livros da obra infantil de Érico Veríssimo. A obra de Furnari, composta essencialmente de pequenos livros, é uma das mais profícuas na Literatura infantil brasileira atual. Como a própria autora revelou, numa entrevista, a ilustração precedeu a produção literária - mas foi nesta última que veio efetivamente a se destacar.Agora completando este ano 66 anos pretende não parar nunca de escrever.

**Créditos da foto
https://www.facebook.com/espacode.leitura/?fref=photo

5 comentários:

Tina Bau Couto disse...

Ler é conhecimento, magia, terapia
Ponte, porta, janela
Adoro
Muitos livros e viagens para Alice e para vc
Sempre
Bjs literários:)

Toninho disse...

Lindo dia que é todo dia Paula e Alice.
Vamos devorar livros, vamos viajar por castelos, vamos conhecer os mundos encantados.
Bela homenagem e referencia com a Alice arrasando na leitura.
Muito Lindo Alice, continue assim que nos amamos voce.
Meu carinhoso abraço a voces.Beijo de paz no coração.

Anônimo disse...

Hoje, Laura e eu assistimos a Alice! E concordamos com você, Alice, ler é bom demais! Beijo! Renata e Laura

Maurélio disse...

Espetacular o vídeo Alice. Parabéns Paula Belmino Belmino, criatividade e beleza.
Salve o Dia Nacional do Livro.

Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

Um amor Alice lendo.. ela é muito meiga!
Maria hoje também lê de tudo e foi uma boa lembrança o trava-linguas. Vai ser o próximo pra ela.

É uma alegria descobrir alguma forma de leitura que faça a criança se interessar por ela.

Vi as imagens de Eva Furnari e me lembrei do Cocô de Passarinho.. Tem aqueles chapéus que parece ela gosta de fazer.. é característica das ilustrações dela.

Foi o primeiro livro escrito que Maria ganhou de um amigo do Papai.. Veja aqui Paulahttp://www.bolhinhasdesabaoparamaria.com.br/2015/03/coco-de-passarinho.html

É um livro lindo que virou espetáculo. Talvez você conheça e se não conhecer vale a pena adquirir para LindAlice.

Beijos e boas leituras sempre...