terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dia Nacional do Livro

Hoje comemoramos o dia nacional do livro. A data foi escolhida neste dia pois foi no dia 29 de outubro de 1810, que surgiu a primeira biblioteca do Brasil. Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. Essa é razão da escolha e origem da data.
Ler é fundamental para criar nas crianças o espírito aventureiro e curioso. E um adulto quando ler dá exemplos e instiga á criança a desejar também ser leitora, como já é confirmado cientificamente que a criança aprende por imitação.Um ambiente leitor eleva auto-estima, educa, transforma, e gera conhecimento.
Na escola estamos trabalhando com o projeto Intercâmbio literário aproximando leitores do escritor e o livro se chama Menina flor de Cybele Meyer. As crianças já se apropriaram da leitura compartilhada pelo professor, fizeram interpretação oral, desenharam sobre a história, sequenciaram a história em quadrinhos, pintaram com guache  e garrafa PET  as flores do livro, escreveram com ajuda uma lista de flores, plantaram e cuidaram de muitas plantas e flores aos arredores da escola, refletiram suas ações sobre o meio ambiente, os valores e o respeito para com a natureza e as pessoas portadoras de necessidades especiais. Isto tudo apenas com um livro.Um livro mágico, que educa e transforma e tem o poder de encantar.
A Leitura ajuda a desenvolver a imaginação, a criatividade, amplia o vocabulário e trás conhecimento e cultura.É por meio da leitura que se desenvolve o talento para a escrita, para as artes e a comunicação.
Aqui em casa a leitura tem sido frequente e por todas as partes da casa tem livros, revistas, papéis e bíblias espalhadas assim não será por falta de exemplo e meio incentivador que a Alice não vai gostar de ler não é?
Vamos ler muito e incentivar á leitura aos nossos pequeninos e fazermos deles adultos leitores apaixonados pelos livros.

Paula Belmino

A foto é de autoria de Flávia Alves

Alice usa:

meias lupo
Sapatilha acervo
acessório acervo


2 comentários:

Maurélio disse...

SALVE O DIA NACIONAL DO LIVRO.
SUCESSO SEMPRE PAULINHO, BEIJOS.

Daniela Roos disse...

Hoje é com certeza um dia especial!
Beijocas pra vcs!