terça-feira, 15 de outubro de 2013

E por falar em Professor...Vamos estimular as inteligências!



Assistam o vídeo aqui

Alice recitando Cecília Meireles.

O que é um mini prodígio?
São crianças talentosas, super inteligentes, que se destacam em alguma arte ou competência, habilidade e destreza.
Para isso é que desde que somos bebês as mães nos estimulam a balbuciar, a dar a mão, a sorrir, a ficar em pé. O estímulo é super importante para desenvolver as habilidades e o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, fazendo das crianças mini prodígios.
Todos temos inteligência, mas alguns possuem inteligências múltiplas, segundo Gardner. 
Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico. 
Existem diferentes tipos de inteligências, a pictórica, a espacial, a interpessoal, a intrapessoal, a linguística, a naturalista, a corporal e por fim a musical. Cabe então desde cedo promover ás crianças um ambiente linguístico se deseja que esta seja um bom leitor e escritor, um ambiente musical se deseja que ela seja um cantor e compositor, um músico . Por fim é necessário estímulos, ambientes criativos, escola que dê suporte e estimule as habilidades genéticas das crianças, mas sabendo que não dependemos apenas do conhecimento nato e sim do ambiente e das condições sociais, 
que segundo Vygotsky ( 1998) A aprendizagem pode ser definida como o despertar de processos de desenvolvimento no interior do sujeito, proporcionado através do meio, para ele a aprendizagem é um processo entre aquele que ensina e aquele que aprende para ele a criança aprende nas relações sociais. Para isso é importante a mediação no processo de ensino e aprendizagem que proporcione uma troca de experiências, e assim num meio criativo onde as relações sociais facilitem a troca de conhecimentos e experiências e a construção do saber. Cabe então a nós ais , educadores, escolas e organizações estimularmos desde ainda na barriga da mãe as crianças a gostarem de música , leitura, para quando nascerem  possamos continuar o trabalho de incentivo e desenvolvimento dessas inteligências e assim o mundo poder ver nascer novos talentos como tantos nomes famosos nas artes espaciais, musicais, pictóricas etc...
Falando me mini prodígios a Elian , sempre preocupada com as crianças está lançando o concurso Mini prodígios que nada mais é que uma oportunidade de mostrar ao mundo as habilidades e talento das crianças para a música. Para se inscrever basta fazer um vídeo mandar para o site do concurso  aqui  e convidar os amigos para curtir.Os melhores serão apresentados no programa Domingo Legal no SBT.
 E seu filho (a) que inteligência tem? Não seria a hora de estimular ainda mais com brincadeiras, jogos, viagens, livros e  troca de experiências? vamos fazer de nossas crianças mini talentos para o bem da nossa sociedade. Hoje é comemorado o dia do professor e quero deixar aqui meus parabéns e desejo de sorte, valorização profissional e acima de tudo vontade de mudar o mundo com livros e amor.


O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas" Jean Piaget


Confiram as fotos da gravação do comercial Mini Prodígios no Domingo Legal
















Paula Belmino

Fontes de pesquisa  http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/inteligencias_multiplas.htm

http://www.jornaldaeducacao.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1604

Um comentário:

Daniela Roos disse...

Show! Alice linda!!!
Beijocas!