segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Muito mais que presentes: Um ato de amor e solidariedade



Alice brincando de pular dentro do saco


Chegou o dia das crianças e muita gente se preocupou em comprar o melhor presente, em  adquirir o melhor brinquedo, levar aos melhores passeios, comprar a melhor roupa, participar de grandes eventos em comemoração a data. Mas esquecem que boa parte de nossas crianças ainda não tem escolas, pão na mesa, direitos garantidos  tais como brincar, se alimentar bem, ter um teto para repousar e muitas além disso são analfabetas e com deficiências de afeto,físicas e sociais e estão bem longe da realidade que mostram as mídia onde toda criança vai ganhar brinquedos nesta data comemorativa e o que enfatiza as redes sociais.
Comemoramos o dia das crianças na Comunidade Macambira, comunidade remanescente dos Quilombolas, onde vivem ainda muitas crianças que não tem direito a um brinquedo sequer por ano.
O departamento das crianças da Igreja Assembleia de Deus aqui de Lagoa Nova da qual fazemos parte se reuniu e levou para estas crianças momento de descontração, música, brincadeiras, gincana, brindes e lanches.
Alice cantou lá para comemorar a data com as crianças e brincou muito. Ela nunca tinha participado de uma realidade assim de pé no chão, pisando na areia, sentar debaixo de cajueiros, observar animais sendo criados em currais, chiqueiros e  poleiros em plena paz, num lugar  de sossego demasiado, sem muitas casas, sem barulho a não ser de pássaros e animais domésticos e muito menos teve a oportunidade de conhecer outra realidade que não a sua.
As mais de 80  crianças puderam brincar de correr, pular, subir em árvores, caçar brinquedos escondidos, ovo na colher, comer a pipoca mais rápido, chupar balinhas, disputando o primeiro lugar com as crianças de Macambira, pular no saco, e cantar muito  envolta de natureza e ar fresco, livre de poluição.
O resultado foi Macambira 9 X 4, e ficamos felizes pois queríamos presentear estas crianças , muitas com alto estima baixa, carentes de afeto, de amizade, de ganhar brinquedos e fazer novas amizades.
Depois das brincadeiras puderam fazer lanche gostoso, muita pipoca, hot-dog, sopas e cantar um parabéns com direito a um lindo e gostoso bolo e refrigerantes e ganhar os presentes que a igreja levou e os saquinhos de doces e pirulitos.Uma lancheirinha recheada de doces e afeto.
Saímos de lá felizes e com a certeza: Seja onde for e qual criança for, todas precisam brincar e ter o direito garantido á Educação, á saúde e á cultura.E não importando a renda mensal, a classe social todas sorriem quando são amadas e recebem atenção e um dia de brincadeiras e afeto.

Vejam algumas fotos desse lindo e importante momento que foi mais que ganhar e doar brinquedos, mas  interagir, unir diferentes crianças, levar leitura e música através da palavra de Deus e comemorar de verdade um dia de amor com estas crianças Quilombolas.


A dirigente da Igreja na Macambira , responsável pela realização deste evento Ione Avelino



Minha mãe, professora da Escola Dominical Infantil contando histórias para a criançada


Todas prestando atenção á Tia Juliana da EBD ás regras da gincana



O pastor Josué Lira falando sobre a importância do dia das crianças


Todas cantando com o grupo de louvor infantil


Hora do lanche


Crianças brincando com os brinquedos que receberam


caça aos brinquedos escondidos

Grupo de louvor infantil



Hora de receber presente


Que delícia de bolo




*A comunidade de Macambira, desde meados do século XIX, apresentando dados de ordem histórica, econômica e sócio- cultural que a identificam como remanescente das comunidades quilombolas. Enfatizamos sua descendência de um ex-escravo, Lázaro Pereira de Araújo, de redes de parentesco e cooperação que se formaram ao longo dos últimos 150 anos. Foi apresentado também dados de ordem cartográfica, fundiária e agronômica, em especial a discussão sobre os limites contemporâneos de seu território em relação ao passado, a partir do cruzamento de um conjunto de “escrituras” do século XIX com narrativas compiladas com especialistas da memória local.
Para saber mais : http://www.lagoanovadestaque.com/2013/09/juiz-federal-esteve-visitando-area-em.html

*Fotografia Roberto Paixão Lagoa Nova em Destaque

7 comentários:

Anônimo disse...

MUITOO BONITO,FIQUEI EMOCIONADA...

Unknown disse...

Olá Paula,

Realmente hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas em ter, do que em ser. Ser mais humano, mais carinho, mais amigo, mais solidário!
Linda demonstração de amor, carinho, solidariedade e tenho certeza de que este dia ficará marcado na memória dessas crianças por muito tempo!

Beijão para vocês e que Deus continue a iluminar teu coração, pois nele só tem o bem!

Fiquem com Deus!

Daniela Roos disse...

Estes eventos são sempre muito marcantes para todos os presentes! Deve ter sido muito especial fazer parte desta festa com todas estas crianças vejo todos com um enorme sorriso no rosto. Belo trabalho!
Mil beijos para vc.

chica disse...

Isso é muito legal , ver a união, as brincadeiras, a alegria.LINDO! beijos,chica

sueli disse...

SueliQue lindo Paula!! maravilhoso mesmo esse trabalho, Que Deus abençoe todas essas pessoas que organizaram esse evento!! Parabéns!! saudadesss

Bugbee disse...

Olá Paula!
Muito bacana! Parabéns por ajudar sua comunidade. Atitudes assim marcam para sempre. Deve servir de inspiração a todos!
Beijo grande!

Bárbara Pata disse...

Que coisa mais linda Paula! Parabéns à vcs Deus continue abençoando vcs! bjss

Bárbara Pata Fotografia e Turismo