sábado, 26 de outubro de 2013

Plantando o Amanhã

Educar para a vida é muito mais que aprender a ler, é mais que ensinar conceitos , desenhar, aprender o ABC. Educar para a vida, é conscientizar sobre nossas ações fazendo delas boas amaneiras, amor á natureza e aos animais darmos a proteção.
A Alice esta no 1° ano do Ensino Fundamental e esta semana a professora trabalhou com elas sobre as plantas e sua importância para a nossa vida.
Foi mais que atividades no papel apenas memorização de função da raiz, caule , folhas e frutas, claro que aprenderam conceitos, pois são os conteúdos conceituais importantes para a gente poder classificar, identificar, organizar o pensamento, mas muito mais que conceito é preciso construir com as crianças os conteúdos procedimentais que nos ensinam como agir, como fazer, e os atitudinais que fazem a gente refletir sobre nossas atitudes para com o meio ambiente, e reavaliarmos nossas ações para mudar, para cuidar, valorizar e acima de tudo ser coparticipante, atuante no processo de defender o nosso planeta, plantando, economizando água, reutilizando, reduzindo etc.
As crianças puderam aprender as partes da planta através de textos de vários gêneros, num piquenique literário, onde elas se apresentaram cada um com um tipo de texto, informativo, poesias, leitura em cartazes além do livro didático.levaram sementes de casa para plantar e a Alice levou sementes de melancia e foi engraçado perceber o falar de uma criança que descobre o mundo. Ela me disse: -Mãe pode nascer uma árvore ou plantas não é?
Eu disse: sim.Algumas não dão frutas, outras dão.
E ela  indagou: a minha vai ser o que ?
Eu disse se você plantou melancia , vai nascer um pé de melancia.
Ela toda abismada , com cara de espanto retruca: E a melancia vai ficar bem grande?
Creio eu que por sua cabecinha não podia entender como a melancia caberia no saquinho.
Coisas de criança!

E por fim a professorara realizou um seminário para as crianças apresentarem aos pais o que aprenderam, saborearam as frutas mostraram suas plantinhas na terra fresca, leram poesias e levaram para casa a plantinha para plantar no quintal ou jardim. Ainda bem  assim a melancia da Alice vai ter muito espaço para crescer agora!
Como é bom aprender com doçura e simplicidade com o concreto e aprendendo assim a fazer parte de um processo de esperança para nossa Terra e para o nosso futuro.
Confiram as fotos dela com a planta , na mesinha de frutas na sala de aula e com sua professora Auxiliadora, e abaixo o vídeo dela lendo.Mais um milagre da natureza, lendo fluentemente pra provar que o conhecimento se faz brincando, que a leitura se consegue lendo, interagindo com muitos tipos de livros e textos diversos, sabendo que através deles a gente conhece um mundo infinito de emoções.








Paula Belmino
*Alice usa Jacris Kids

3 comentários:

Cybele Meyer disse...

Muito bom!
Excelente Projeto!
Alice está de Parabéns pela participação.
Beijinhos orgulhosos

Daniela Roos disse...

Mocinha linda!
Bjos

Maurélio disse...

Adorei o projeto, sucesso sempre Paulinha,jsssss